Equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, Corpo de Bombeiros e Administração Regional realizaram uma ação conjunta para combate à Covid-19 nesta terça-feira (26) no Riacho Fundo I. O objetivo foi eliminar possíveis contaminações pelo novo coronavírus e impedir a disseminação em espaços públicos. Terminal rodoviário, paradas de ônibus, bancos e casas lotéricas foram alguns dos pontos de grande circulação desinfectados com hipoclorito de sódio pelo programa Sanear-DF.
Com o objetivo de higienizar locais com alto fluxo de pessoas e conter o avanço da pandemia, o Sanear-DF foi proposto pela Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo, e pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival).
No Riacho Fundo I, em menos de um mês, o número de infectados saltou de 11 (em 29 de abril) para 93 casos confirmados até 25 de maio, uma alta de 746%. A cidade já registra quatro óbitos. A administradora Ana Lúcia Melo está preocupada com a escalada de casos no Riacho. “Pedimos encarecidamente a população que, se possível, fique em casa. Caso precise sair, use máscara. Proteja você e quem você ama”, conscientiza.
Ação contra à dengue
O Corpo de Bombeiros também atuou na inspeção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti no Riacho Fundo I. Em todos os pontos que receberam a sanitização pelos agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, os Bombeiros realizaram vistorias no interior das edificações para identificar depósitos de água que poderiam facilitar a proliferação do mosquito da dengue.
0 Comentários